terça-feira, 29 de junho de 2010

BARRACAS...

Pra você que pensa em comprar uma barraca nesse inverno para acampar com sua unidade dá uma olhada nesses modelos.

Barraca Solar

a97036 17 Barracas super bem planejadas

Essa barraca tem um aquecedor de lona, que você liga através de um controle remoto, sua fonte de energia vem da energia solar, que é amarzenada em uma bateria.

Saco Mosqueteiro

a97036 4 Barracas super bem planejadas

Esse é um saco de dormir, que vira barraca e uma rede com mosqueteiro.

Jaqueta Para Dormir

a97036 24 Barracas super bem planejadas

Pra que levar uma barraca nas costas, se você pode levar essa jaqueta?

Casaco Barraca

a97036 52 Barracas super bem planejadas

É casaco, mochila e barraca num único produto.

Barraca Inflavel

a97036 64 Barracas super bem planejadas

Leva apenas 45 segundos para inflar utilizando uma bomba de pé.

Kahuma

a97036 74 Barracas super bem planejadas

É um barco para você acampar em alto mar.

Barraca 2 segundos

a97036 85 Barracas super bem planejadas

Essa barraca é muito prática. Leva-se 2 segundos já para montar e 15 segundos para fechar.

Barraca Surf

a97036 93 Barracas super bem planejadas

É para fornecer abrigo rápido quando você estiver na praia surfando.

Barraca Suspensa

a97036 122 Barracas super bem planejadas

Essa barraca fica suspensa do chão assim você tem mais segurança contra os bichos.

E ai... alguma unidade se dispoe a comprar uma dessas???

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TRILHA.

oi pessoas... Seguinte, proximo sábado teremos capelania as 4 da tarde, não falte, e no domingo iremos até a nossa trilha para trabalharmos nela, pois estivemos hoje lá e teremos que ir nesse domingo para colocarmos as placas de identificação da trilha. Não falte neste domingo, pois temos muito trabalho para fazermos lá. Esteje lá as 8:30 da manha de domingo. Depois da capelania veremos quem pode ir com quem, e já vejam com seus pais se eles podem levar voces, ok? Não esqueçam, sabado capelania as 4 horas e no domingo o clube será no sertão na nossa trilha, pois a inauguração da escola será na proxima semana, portanto devemos deixar pronto o local. Conto com todos lá.

Qualquer duvida entre em contato comigo, e avisem a quem puderem.

Abraço.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOVA ESPECIALIDADE


morcego-8108
Desde muito pequeno (entre 6 e 7 anos) gostei de aventuras malucas e uma delas era a caça de morcegos durante a noite para análise e depois solta-los (agora sei que é crime), o que me ajudou a tornar-me o nerd que sou.

esp_morcegos A especialidade de Morcegos foi criada em 2001 pela NAD – Divisão Norte Americana com o objetivo de desmistificar todas as histórias, boatos e lendas que rondam os morcegos além de apresentar como esses mamíferos voadores são importantes para o ecosistema.

Diferente do que muitas pessoas pessam e durante anos foi transmitida pelos filmes e livros, os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar e são divididos em duas subordens que são dos Morcegos - subordem Microchiroptera e as Raposas-voadoras - subordem Megachiroptera. Existe uma enorme variedade de morcegos, cerca de 1.000 espécies, os quais possuem uma das dietas mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutas, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue, onde este último intem somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue, os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, que são encontrados apenas na América Latina e no Sul do México.

800px-Desmodusrotundus
Um morcego vampiro comum Desmodus rotundus

Vampire_bat_skeleton_face
Esqueleto de um morcego vampiro comum "Desmodus rotundus"; note a dentição especializada.

Uma das coisas mais interessantes que a grande maioria desses animais possui é um sexto sentido, aliado aos cinco a que nós humanos estamos acostumados, que é a ecolocalização, ou seja, orientação por ecos. Este sentido funciona basicamente da seguinte maneira: O morcego emite ondas ultra-sônicas, com frequência acima de 20 KHz, inaudíveis para humanos, pelas narinas ou pela boca, dependendo da espécie. Essas ondas atingem obstáculos no ambiente e voltam na forma de ecos com freqüência menor, sendo esses ecos percebidos pelo morcego. Com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direções de onde vieram, e na frequência relativa dos ecos (efeito Doppler), os morcegos sentem se há obstáculos no caminho, assim como suas distâncias, formas e velocidades relativas. Isso é especialmente útil para caçar insetos voadores, e voar durante a noite, por exemplo, mas morcegos com outras dietas também usam bastante esse sentido.

800px-Platyrrhinus
Um morcego Platyrrhinus lineatus se alimentando de um fruto de caqui-do-cerrado

Os morcegos são muito importantes para o equilíbrio do ecosistema, sendo um bom exemplo o controle de insetors. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população e comendo toneladas de insetos por ano.

Outra grande importância dos morcegos comedores de frutas são que eles espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas. Sendo uma enorme variedade de plantas dependente quase que exclusivamente dos morcegos para espalhar suas sementes, perpetuando as espécies. Há, pelo menos, 40 milhões de anos, eles se alimentam do pólen e do néctar das flores. A dieta, que pode ter se iniciado por acaso, faz com que esses animais contribuam para a regeneração das florestas e para a disseminação e distribuição de várias plantas.

Hoje, estima-se que aproximadamente 250 espécies de morcegos dependem parcial ou totalmente das plantas como fonte de alimento. Para se ter uma idéia da importância dos morcegos, basta dizer que cerca de dois terços das angiospermas das florestas tropicais do mundo são polinizadas por eles. A dispersão das sementes também faz com que eles sejam os principais responsáveis pela regeneração de florestas degradadas.

800px-Pteropus_giganteus_fg01
Raposa-voadora "Pteropus giganteus" subordem Megachiroptera, família Pteropodidae

Os morcegos apresentam uma gestação de dois a sete meses, dependendo da espécie. Os insetívoros têm um período de gestação de dois a três meses, enquanto que os fitófagos (frugívoros e polinívoros), em torno de três a cinco meses. O mais longo período de gestação pertence aos morcegos hematófagos, tendo uma gestação em torno de sete meses. Os filhotes (geralmente um por gestação) nascem sem pêlos ou com uma pelagem tênue.

Como todos os animais, os morcegos só mordem para se defender, mas se caso você for mordido, ou mesmo um arranhado por morcegos faça o seguinte:

  • lave o local com bastante água e sabão;
  • não mate nem jogue fora o animal;
  • procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa imediatamente;
  • ligue para o Laboratório de Manejo de Animais Peçonhentos e Quirópteros ou órgão de saúde equivalente em sua cidade;
  • isso é muito importante para você e para toda a comunidade, o morcego tem que ser examinado!

Uma das atividades legais da especialdiade é a construção da “box bat” ou caixa para morcegos, onde você pode ver AQUI como construir uma e pesquisar quais e quantas espécies de morcegos visitam sua casa.

Além da modalidade básica existe a versão avançada, então espero que se divirtam com essa nova especialidade!

É isso ai…

Maranatha!

terça-feira, 22 de junho de 2010

MEL

PESSOAL !!!!
O MEL CHEGOU, HOJE DE NOITE JÁ VAI ESTAR NA IGREJA.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

10º Camporee de Desbravadores da Divisão Trans-Européia TED

BaptismBatismo no 9º Camporee da TED na Noruega em 2006


A algum tempo não falo sobre eventos fora do Brasil, pela falta de tempo, mas esse é um dos lugares mais lindos de frios do mundo – a Finlândia, local que as crianças sempre lembram por ser a “terra” do Papai-Noel.

A Divisão Trans-Européia TED conta com países em três continentes, sendo 24 no europeu, 13 no asiático e 2 no africano, entre eles países como Bósnia-Herzegovina, Iraque e Egito, países de difícil acesso ao cristianismo.

ilmakuva1-2
Imagem aérea de Iso Kirja nas margens do lago Pohjoisjärvi - área do camporee

O camporee será no Iso Kirja, um lindo camping e centro de treinamento cristão de verão situado na cidade de Keuruu, na província Keski-Suomen (Centro da Finlândia em português). Este lugar é circundado por um incrível lago chamado Pohjoisjärvi.

Diferente de outras épocas do ano que sempre estão cobertas de neve, o evento que será entre os dias 27 de junho e 3 de julho, uma época de verão com um clima agradável, tendo uma média de temperatura de 17º C, que pode variar com chuvas de verão e nuvens, mas nada que possa estragar um incrível evento como um camporee.

cab_camporee
Trunfo do 10º Camporee da TED “Faith Book”

O tema do camporee “O livro de Fé” tem uma referência direta ao local em que está sendo preparado, pois Iso Kirja em filandês significa “Grande Livro” que é a Bíblia.

Como todas as áreas da Finlândia, Iso Kirja possui uma topografia com poucas montanhas, e incríveis planícies.

tromso2
Como funciona o “sol da meia-noite”

Uma das coisas mais curiosas desse camporee é que seus participantes poderam experimentar o “sol da meia-noite”. Por a Finlândia estar situada a norte do Círculo Polar Ártico, no ponto mais setentrional da Finlândia, o sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno.

tromso1
Aspecto das ruas de Tromso, na Noruega, a meia-noite

Mas há sempre um lado bom nisso. Noites com luz, não precisando de tochas nem lampiões, mosquitos, mutucas, as águas quentes boas para natação, florestas exuberantes para excursões e um monte de outras atividades que você pode ver AQUI.

Se vocês está a fim de participar desse incrível camporee que vai rolar daqui a 45 dias, a organização do camporee está oferecendo acomodações para estrangeiros, onde você pode entrar em contato com Juha Tukiainem, e se inscriver. Só não sei se vai conseguir juntar grana o bastante para chegar a tempo de participar!

Outra coisa legal é que por ser um lugar com muitos parques e igrejas históricas a organização preparou uma lista de atividades que você pode fazer com seu clube nas redondezas da cidade que você pode ver AQUI.

Confira abaixo as imagens da área do camporee:

10937_203348173475_650653475_2989108_357829_n 10937_193419353475_650653475_2948687_3378577_n 10937_193422523475_650653475_2948699_3128287_n 10937_193422528475_650653475_2948700_4825613_n 10937_193422548475_650653475_2948702_2247957_n 10937_203348118475_650653475_2989105_7181893_n

Caso você deseje mais informações acesse o site do camporee que é: www.camporee.fi.

É isso ai… Provavelmente estaremos postando algumas fotos referentes ao camporee daqui a algum tempo.

Maranatha!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O testemunho do "filho do Hamas"



O testemunho impressionante de Musab Hassan Youssef, filho do xeque Hassan Youssef, um dos fundadores do Hamas. Musab hoje é cristão e diz que o amor incondicional de Jesus Cristo é a solução para o conflito árabe-israelense.
Assista também as partes 2 e 3.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CAPELANIA SÁBADO

Pessoal, não se esqueçam da capelania sábado a tarde as 3 horas hein? Não faltem, pois é muito importante.

Abração a todos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ALGUMAS FOTINHAS...



Gente, a net aqui em casa não tá lenta, tá paradaaaaaaaaa... que que é isso... quase 2 horas para carregar meia duzia de fotos... mas ai vai algumas...