terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeito coloca Campori no calendário oficial de Fraiburgo

Será realizado entre os dias 2 e 6 Novembro o XVIII Campori de Desbravadores da Associação Catarinense

Será realizado entre os dias 2 e 6 Novembro o XVIII Campori de Desbravadores da Associação Catarinense. O evento comemora os 50 anos do primeiro Campori no Brasil, realizado na cidade de Itapema em 1961. Sabendo que a cidade de Fraiburgo, local do acampamento deste ano, também completa 50 anos, o pastor Rafael Santos, líder dos Desbravadores em Santa Catarina, se reuniu com o prefeito da cidade Nelmar Pinz à procura do apoio municipal.
Na oportunidade, dia 11 de Fevereiro, o pastor mostrou o que é o evento e a importância social dos Desbravadores. Salientou também a possível quantidade de participantes, três mil desbravadores. "O prefeito achou o evento maravilhoso. Ele comentou que a princípio achava o evento bom, mas ao saber mais do Campori, ele achou excelente", comenta o pastor Rafael.
A receptividade foi tão grande que imediatamente o prefeito Nelmar oficializou o Campori como integrante das festividades nos 50 anos do município, ou seja, o evento faz parte agora do calendário do Município. "Ele ficou tão empolgado que pediu para nossa equipe vir à tarde, para falar aos secretários municipais. Quando voltamos o próprio prefeito tomou a iniciativa e explicou previamente sobre o Campori e nós só demos continuidade. Os secretários ficaram maravilhados", salienta o pastor Rafael.
As reuniões tiveram ainda momentos de oração e a entrega do livro missionário Ainda Existe Esperança e a revista Esperança Viva. Na ocasião ainda esteve presente o pastor João Lorini, distrital da região, o irmão Ildo Lucas, líder do clube local e funcionário da tesouraria do município, e a cobertura jornalística da rádio Fraiburgo. A emissora também se comprometeu em divulgar durante os próximos meses o evento.






Esse campori promete... Quem vai???

Estou perdido, e agora?

ai ai, perdido na trilha, vai entrar na mata, vai
Não são poucas as histórias de pessoas perdidas em meio a floresta, nas montanhas ou até mesmo no meio da cidade.
Normalmente quem está bem orientado, seja por um guia bem treinado com o auxilio de bússola e/ou mapas, não é muito comum se perder no mato, mas como nunca sabemos quando isso pode acontecer, você precisa saber como agir para sair são e salvo dessa enrascada.
Existem inúmeras variações desses passos, mas os que acho que seram mais importantes são estes:

1 - Estou perdido, e agora?

Ok, pare, conte até dez devagar, respire fundo e ore. É normal ficar com medo, mas lembre-se de que um caminho desconhecido não é obrigatoriamente mais perigoso que um caminho conhecido.

2 - Reações que devem ser evitadas.
Uma é o pânico, ele normalmente faz você tomar decisões erradas. Andar feito robinson_crusoelouco sem destino, mesmo que por alguns minutos, pode deixá-lo mais perdido e até mesmo ferido. A outra reação é a síndrome de Robinson Crusoé, construir uma cabana, ir à procura de alimentos e estocar lenha para a fogueira antes de cair a noite só vão deixá-lo cansado. Você pode até terminar passando uma noite ou masi na mata, mas economize enerdia. Pessoas cansadas não pensam tão bem quanto as descansadas, e precisam de mais água e comida para continuar.

3 - Agora que você está calmo e controlado, sente-se e pense.
A quanto tempo está perdido? Mentalmente, tente voltar ao último ponto que conhecia. Há quanto tempo ele passou? Em que direção você andou desde lá? Tente se lembrar de algum ponto de referência e veja se deixou marcas e pegadas.

4 - Se estiver em grupo, é melhor não se separar.
Mas vocês podem tentar o seguinte: designe uma pessoa como "âncora" enquanto as outras andam nas redondezas até que possam se ouvir. O âncora deve gritar ou assobiar periodicamente. Marque uma hora para todos retornarem se ninguém conseguir achar o caminho.

5 - Buscar abrigo ou procurar o caminho?
Se você não está perdido há muito tempo e o lugar está relativamente seguro, você pode tentar encontrar a trilha. Mas se as circunstâncias sugerem que ir mais longe é arriscado (está anoitecendo, há penhascos por perto, entre outros) então é melhor ficar onde está e esperar o resgate.

6 - Decidiu tentar achar a trilha?
Caminhe na direção de onde veio, mantendo como referência o tempo a ser percorrido além da orientação propriamente dita. Por exemplo, se estiver perdido a 10 minutos e uma caminhada de 10 minutos não o levou de volta à trilha, você continua perdido. Nesse caso retorne ao ponto de partida e tente novamente.

7 - A situação está difícil e você não consegue achar a trilha?
É melhor parar e esperar pelo resgate.
Para ajudar a localizá-lo, faça o seguinte:
- Crie um sinal físico. Se for possível abra uma clareira onde está para ficar mais visível. Se encontrar gravetos suficientes, use-os para escrever no chão SOS ou simplesmente X;
- Crie um sinal sonoro. O sinal universal de pedido de socorro é qualquer tipo de som repetido três veze sem intervalos freqüentes. Então grite algo como: "Olá! Olá! Olá!", de 2 em 2 minutos;
- Faça uma fogueira, mesmo que seja dia. A fumaça é um ótimo sinal. Mas prepare-a com cuidado. Você não quer que a floresta inteira pegue fogo enquanto você está lá perdido;

8 - Economize comida e água e não se movimente mais do que precisa.
Espere até que os seus suprimentos estejam quase acabando antes de circular mais um pouco.

9 - Suas prioridades são, nesta ordem: estar seco, estar aquecido, e água.
Você pode ficar vários dias sem beber, e mais ainda sem comer, mas estando molhado e com frio, estará vulnerável a ter uma hipotermia. Se você duvidar de que possa ser encontrado antes de anoitecer, procure algum lugar protegido do vento e da chuva.

Agora que você aprendeu o que fazer quando estiver perdido, tome sempre estes cuidados:

- Evite sair para uma atividade ao ar livre sem avisar alguém de onde está indo e quando pretende voltar. Você não precisa fazer um relatório detalhado de todo o seu itinerário, mas é importante que um amigo ou parente saiba onde começar a procurar se você não aparecer;

- A melhor maneira de evitar se perder é, obviamente, manter-se na trilha. Por isso, resista a tentação de parambular dentro de uma mata selvagem se você não souber exatamente o que está fazendo;

- Não importa se você está indo fazer um piquenique de tarde ou um trekking de uma semana, prepare-se para as condições do tempo. Você não precisa levar um guarda-chuva para caminhar no sertão nordestino (a menos que queira sombra), mas não deixe de levar uma capa de chuva para uma caminhada na Mata Atlântica, por exemplo, mesmo que as previsões de tempo digam que vai fazer sol;

- Fósforos, lanterna (com pilhas novas) e uma bússola são muito úteis em qualquer situação. Coloque-os na sua mochila e carregue-os para onde for.

- Leve sempre água além do que você espera beber e não disperdice.

- E por último, mesmo se conhecer a área da caminhada, faça o reconhecimento do local por onde você irá passar, mesmo que seja de moto, pois o lugar pode se modificar de um ano para o outro, ou busque um bom guia ou morador da região para ajuda-lo na atividade. Um bom guia pode sempre evitar surpresas.

fonte: www.mundodesbravador.com

segunda-feira, 7 de março de 2011

portaizinhos



fonte: www.mundodesbravador.com.br

Torre de Babel: mito ou verdade?

Um dos primeiros arranha-céus da história da humanidade é uma torre construída na Idade da Pedra Polida (9000 a.C. a 4500 a.C.), descoberta em 1952, em Jericó, na Palestina. Até janeiro deste ano era praticamente unanimidade no mundo arqueológico que aquela construção de 8,5 metros teria sido erguida para servir ao povo de proteção contra invasões e espaço de observação de astros e estrelas. Um artigo publicado pela dupla de pesquisadores Roy Liran e Ran Barkai, da Universidade de Tel Aviv, no mês passado, porém, acena para a possibilidade de que a edificação teria sido utilizada para prever catástrofes naturais – inundações, no caso – e abrigar os sacerdotes, na época os reis, contra elas. Essa nova luz lançada sobre a Torre de Jericó abriu uma discussão sobre a veracidade de uma passagem bíblica: a existência ou não da Torre de Babel. É consenso entre pesquisadores que a civilização começou na Mesopotâmia, hoje Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Ali, teriam sido inventadas a roda, a escrita e a agricultura. Autor da teoria da revolução neolítica (a Idade da Pedra também é conhecida como Período Neolítico), o filólogo australiano especializado em arqueologia Vere Gordon Childe (1892-1957) afirma que essas transformações ocorreram por conta de profundas mudanças climáticas na Era Glacial que obrigaram o povo a migrar, vindo do Oriente, para aquela região entre os rios Tigre e Eufrates. Jericó seria uma espécie de neta da Mesopotâmia, para onde algumas pessoas migraram, fundando um dos assentamentos urbanos mais antigos da Terra fora do Crescente Fértil. Elas teriam chegado lá trazendo na memória um trauma de seus ascendentes, a catástrofe diluviana. [A teoria chega perto da realidade.]

Naquela época, seca, terremotos ou meteoros não amedrontavam a população, de acordo com o especialista em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém Rodrigo Pereira da Silva. Uma grande inundação, um dilúvio, era a catástrofe que se temia. “Quando um povoado fundava novas civilizações, erguer uma torre era um procedimento-padrão. Além de funções religiosas, a construção servia para que se escapasse de novas inundações”, diz Silva. Atualmente, já foram encontradas 31 ruínas de torres na Mesopotâmia. A de Jericó é a única naquela cidade. E o muro em torno dela está estruturado como uma espécie de dique. “A fundação das cidades está diretamente ligada à construção de torres e ao medo de um dilúvio. Isso é claro na arqueologia”, reforça o especialista.

A literatura bíblica relata que um grupo de pessoas vindo do Oriente habitou um vale em Sinar, hoje Iraque, e ergueu uma torre. Está em Gênesis capítulo 11. Para punir a ousadia desses humanos que queriam tocar os céus, Deus fez com que eles falassem idiomas diferentes, tornando impossível a comunicação entre eles e os obrigando a migrar para outros lugares da Terra. Babel, em hebraico, significa confundir. A Torre de Babel, portanto, seria uma representação do episódio da confusão das línguas patrocinado por Deus. Um tablete de argila com escrita cuneiforme – um dos primeiros textos da humanidade, datado de 2500 a. C., encontrado no Iraque e traduzido em 1872 – traz um relato controvertido que parece ser um paralelo à história bíblica da Torre de Babel: “...seu coração se tornou mal... Babilônia submeteu os pequenos e os grandes. Ele (uma divindade) confundiu seus idiomas... o seu lugar forte, que por muitos dias eles edificaram, numa só noite ele trouxe abaixo.”

Outro texto cuneiforme, produzido em cerca de 2200 a.C. e publicado em 1968, faz menção de uma época em que havia “harmonia de idiomas em toda Suméria” e os cidadãos “adoravam ao deus Enlil numa só língua... o deus Enki, senhor da abundância... e o líder dos deuses... mudou a linguagem na sua boca e trouxe confusão a eles. Até então, a linguagem dos homens era apenas uma”. A Bíblia, portanto, seria um elo entre a história da Torre de Jericó e as construções anteriores na Mesopotâmia. “Há elementos históricos para supor que algum tipo de dilúvio de proporções catastróficas ocorreu de fato, assim como uma Torre Babel”, diz o arqueólogo Silva, que leciona no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). “A história da Bíblia tem plausividade arqueológica e histórica.”

Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Chevitarese argumenta que a veracidade bíblica não se sustenta pela ciência, mas pela fé. Para ele, um especialista em história das religiões, o autor de Gênesis, diante da multiplicidade de línguas e com os olhos repletos de religiosidade, lançou mão de uma narrativa que passa pela realidade para entender o mundo que o cercava. “Não estou invalidando o discurso bíblico, mas prefiro seguir a linha de pensamento dos teólogos alemães da primeira metade do século XIX. Influenciados pelo racionalismo, eles acreditam que o dilúvio, a Torre de Babel, Caim e Abel, Adão e Eva são formas de exprimir um Deus agindo do ponto de vista literário.” [Chevitarese prefere ficar com a escola teológica alemã de dois séculos atrás a se render aos fatos da arqueologia.]

O novo propósito atribuído à construção da Torre de Jericó pela dupla Liran e Barkai, da Universidade de Tel-Aviv, publicado na conceituada revista inglesa de arqueologia Antiquity, aproxima o contexto cultural com a Torre de Babel bíblica e abre espaço, se não para a certeza, para a possibilidade histórica de uma passagem das Sagradas Escrituras.

fonte: www.criacionismo.com.br