quinta-feira, 18 de março de 2010

Pioneiria, a arte de construir

112

A pioneiria surgiu para a juventude praticamente junto com o nascimento do escotismo, assim sendo um dos maiores exemplos de seus trabalhos, na costrução de pontes, móveis de acampamento e outros utensílios para melhor comodidade nos acampamentos.
As técnicas de pioneirias (entenda-se como arte de construir com nós e amarras) é mais antigo que o escotismo em si. Elas foi aprendida pela observação dos povos indígenas nas suas construções e maneiras de vida.
Um dos grandes exemplos da engenharia da pioneiria, são as construções de ocas, pontes, canoas,machadinhas, bancos por parte dos índios, onde eles assim passam este conhecimento de pai para filho, criando um grande desenvolvimento físico, e mental, exercitando as habilidades criativas.
Vendo este modo de trabalho educacional, a pioneiria foi introduzida no escotismo e mais tarde nos desbravadores.
 Portal Leopardos Azuis - SP 2001
Hoje com a grande diseminação do conhecimento de engenharia e grande criatividade, os jovens campistas desenvolvem edificações, dantes nunca pensadas para uma pioneiria, como réplicas de grandes monumentos e muitos outros. taj mahal_leopardos
Para dar suporte aos grupos escoteiros e clubes de desbravadores, estão surgindo cada vez mais materiais sobre pioneirias, ensinando os nós básicos para melhor construir. Sendo assim encontrei um dos melhores materiais de exemplos de pioneirias, editado a muito tempo pela região escoteira de Saõ Paulo.
É um material muito rico, que vale ter para apresentar exemplos e idéias de pioneirias para os grupos e clubes.
Baixe aqui.

Um comentário: